Como ser um bom vendedor em 5 Passos (Comprovados)

 

 

“A persistência é o caminho do êxito.”

Vender é uma arte.

Como artista você precisa parar em alguns momentos e refletir. Buscar conhecimento e se apoiar no que os grandes vendedores dizem. Se você está aqui lendo este artigo então está disposto a investir em você e nos seus resultados. Este é o primeiro passo para se tornar um grande vendedor! Parabéns!

Tenho um presente para você. Abaixo separei uma lista de passos, ditados por Michael Port, um dos maiores especialistas em estratégia da histórias.

São dicas simples, mas se você refletir em cima delas estará colocando para fora suas melhores qualidades em vendas. Confira como ser um bom vendedor em alguns passos simples:

5 Passos – Como ser um Bom Vendedor

como ser um bom vendedor
como ser um bom vendedor


PASSO 1: Construa relacionamentos e conexões duradouras

Os clientes respondem melhor e dão um melhor retorno quando você se envolve com eles de forma emocional. Entenda seus reais problemas e entregue a solução que ele deseja, fale o que ele quer ouvir. Mas para isso ter uma conversão maior, você precisa criar uma conexão, seja ela instantânea através da persuasão ou através de um relacionamento duradouro, proveniente de uma pós venda, por exemplo.

A indicação boca-a-boca toma uma grandeza maior quando você se lembra de seus ex-clientes sem “empurrar” nada, somente pelo motivo de manter o contato com eles. Por isso é sempre bom lembra-los de sua existência de forma discreta.

Passo 2: Demonstre simpatia


Os clientes compram de pessoas que conhecem, gostam e confiam.

Joe Girard , um dos maiores vendedores de carros dos EUA, enviava mais de 12 mil cartões de natal para seus ex-clientes. Ele dizia que isso fazia os clientes se sentirem prestigiados, mesmo sem o vendedor querer vender nada. Aliás, ele queria vender sim… quem você acha que esses consumidores procuravam quando queriam trocar de carro?

Bingo!

As pessoas vão gastar mais se você demonstrar de forma sincera que você é simpático e de confiança, algo que seu concorrente, muitas vezes se esquece. Para isso, não pode ocorre falsidade, as pessoas sabem sabem descobrir um impostor… se você não se sente confiante ou simpático, trabalhe isso. Sinta prazer em manter contato com as pessoas que confiram em você no passado.

Passo 3: Entenda que sua missão é muito maior

Como vendedor, você tem uma oportunidade e um dom de mudar a vida das pessoas, para impactar poderosamente a vida de seus clientes. Pense fora da caixa e exercite sua criatividade. Entenda que o cliente não é sua caça e o dinheiro dele não é a sua meta.

Sua meta é criar um relacionamento com seu cliente. Se você focar isso, o dinheiro virá com muita mais facilidade. Os maiores vendedores do mundo não empurram seus produtos, criam uma atmosfera boa para o cliente.

“Quando você construir um conjunto de clientes fiéis que estão motivados para contar a todos sobre as suas experiências positivas com você, as vendas acontecem automaticamente.”

Passo 4: Seja competitivo

Busque uma motivação em suas vendas. Coloque metas para serem batidas. Suas metas, e não as metas de outros vendedores. Se o seu colega de trabalho está vendendo o dobro de você, não pense em vender o seu dobro e sim o seu triplo. Mas não coloque metas que sabe que não irá conseguir atingir, seja realista e estratégico. Busque metas grandes, mas conquiste-as dia-a-dia.

Passo 5: Invista em Estratégias Avançadas

O conhecimento é o maior investimento que uma pessoa pode fazer. Todo dinheiro que você investir em seu conhecimento será utilizado para construir sua escada para chegar na altura que você quiser.

Invista em cursos de vendas, livros… Recomendo vários autores ao longo desse site, além de recomendar cursos de pessoas sérias. Esse é um ponto de partida, mas você pode partir de onde se sentir mais a vontade. Não perca tempo, INVISTA!

DICA EXTRA

Dentre as estratégias avançadas que eu acredito que seja indispensável para qualquer vendedor, uma delas é a Persuasão. São poucos os profissionais que sabem as técnicas avançadas da persuasão e, por isso, acabam tendo resultados infinitamente maiores que os outros. Alguns já sabem negociar por natureza mas sempre é possível alavancar seus resultados com esses tipos de técnicas. Caso queira se tornar uma pessoa mais persuasiva e aumentar seus resultados, veja esse vídeo (clique aqui)!

Leia Também:

Rapport: A Técnica Mais Avançada de Vendas (Revelada)

Como Vender Mais Utilizando uma Técnica Simples (Infalível)