Como influenciar Pessoas e Conseguir o que Deseja (Revelado)

 

Joe Girard ganhou milhões de dólares nos EUA vendendo automóveis.

Por 12 anos ganhou o prêmio de “Vendedor do Ano”…

Um dia perguntaram a ele qual era a técnica utilizada por ele para vender tanto. Sua resposta foi:

“-Vender algo com um preço justo e fazer o comprador gostar de mim.”

Sim. Sua técnica infalível de vendas era influenciar pessoas (de forma ética, claro). Centenas de psicólogos tentaram explicar, através de pesquisas cientificas, entrevistas e testes sociais, quais são os pontos-chaves de como influenciar pessoas de uma forma mais eficaz.

O Resultado dessas pesquisas você pode ver abaixo, de forma reduzida. Prepare-se!

Motivos pelos Quais Gostamos de Alguém

como convencer pessoas

Atratividade Física

Marchuetz provou em 2005, através de estudos, que o modo que enxergamos as pessoas pesa muito em como iremos influenciar elas. Sim, uma pessoa mais bem apresentável e até mais sedutora tem facilidade em influenciar outras pessoas. Alguém se lembra do caso da Suzane von Richthofen que influenciou e foi influenciada pelo namorado para conseguir receber a herança dos pais? Sim, esse primeiro ponto é muito poderoso. A psicologia aplica muito isso nas áreas da persuasão.

Semelhança

Se uma pessoa não possui atratividade física ela pode utilizar outro ponto interessante para se destacar  na influencia: a semelhança. Burger provou em 2004 através de pesquisas que gostamos de pessoas que se parecem com nós e somos mais influenciáveis por elas.

Se parecer com uma pessoa não é fisicamente, mas mostrar que você e a pessoa possui pontos em comum! Gostos parecidos… isso é uma ótima arma de influencia e persuasão. Para gerar semelhança, experts em vendas costumam utilizar a técnica do Espelhamento (Rapport). Para saber mais, sugiro a leitura:

Rapport: A Técnica Mais Avançada de Vendas (Revelada)

Elogios pesam dentre as Técnicas de Como influenciar Pessoas

Sabe o vendedor Joe Girard que citamos no inicio do artigo? Todo fim de ano ele enviava uma carta de natal para seus ex-clientes… qual o motivo? Segundo ele, fazer isso fidelizava muito seus clientes e quando iam trocar de carro, procuravam ele.

Quando você trata a pessoa bem mesmo depois de realizar uma venda, isso pesa muito na influência em longo prazo. Elogios precisam ser moderados, pois pode parecer uma sedução… aí meu amigo, pode dar problema! Ah! O Joe enviava 12 mil cartões por ano… você pode economizar utilizando o e-mail, claro!

Ah, não seja um puxa-saco FALSO! Não vale o esforço…

Contato e Cooperação

Quando você mantém um contato com a pessoa por algum tempo, ela fica mais suscetível de ser influenciada. Além disso, se você cooperar de alguma forma com ela, ajudando, ela irá ficar com o inconsciente direcionado a retribuir no futuro.

Ao concentrar-se nas ações que aumentam a afinidade entre você e os potenciais clientes, as vendas acontecem naturalmente.

Ser honesto é o primeiro passo e o grande segredo de como influenciar pessoas.

Como aumentar seu poder de influência?

Como você viu, a persuasão pode mudar os resultados pessoais e profissionais de qualquer pessoa, de qualquer área do mercado. Caso queira se tornar uma pessoa diferenciada com esse conhecimento pouco difundido no Brasil, veja esse vídeo (clique aqui).

 

Leia Também:

Como Vender Mais Utilizando uma Técnica Simples (Infalível)

6 Técnicas de Negociação Indispensáveis para o Sucesso