Técnicas de Vendas: Abertura e Fechamento

 

abertura e fechamento de vendas

 

O grande segredo para aumentar sua performance em vendas é seguir um processo exato. Não existe uma fórmula mágica exata para vender pois cada cliente é um caso. Porém, seguindo um processo pré planejado para seguir suas vendas, é possível alavancar muito seus resultados.

Dentro desse processo de vendas, existem dois pilares que fazem toda a diferença: a abertura e o fechamento de vendas.

 

Abertura da Venda

Na abertura de venda é necessário controlar sua ansiedade. Comece uma venda evitando frases que as pessoas já estão programadas para negar sua ajuda, exemplo de frase que você pode evitar: “posso ajudar?”. Procure um relacionamento mais pessoas e informal do que tão formal. Realmente pense em ajudar o cliente, tire suas dúvidas e PERGUNTE coisas sobre o cliente. Mostre interesse no motivo dele estar buscando o produto, quem sabe você pode sugerir um produto que melhor se adeque a ele.

Evite “perguntas fechadas”, ou seja, perguntas que podem ser respondidas com SIM ou NÃO. Faça perguntas abertas, pois serão através delas que você poderá tirar informações importantes do seu cliente.

Caso perceba que o cliente esteja incomodado com sua presença, se distancie.

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Fechamento da Venda

No fechamento de vendas, é fundamental entender o Perfil do cliente e fique atento às suas necessidades. Somente dessa forma você poderá anular as objeções do cliente. Assim sendo, fique atento nas coisas que o cliente fale. É comum vendedores, enquanto o cliente está falando, ficarem pensando no que dirão em seguida. Porém, é importantíssimo ouvir com atenção o cliente.

Dessa forma, além de capturar informações importantes do cliente que você poderá utilizar durante sua venda, o cliente perceberá que você está atento e interessado no que ele diz.

Evite realizar essas coisas durante a venda:

  • Insistência excessiva
  • Falar em demasia
  • Ser afobado e apressado
  • Falta de conhecimento do produto
  • Falar mal da concorrência
  • Cometer gafes ou enganos
  • Não respeitar o tempo do cliente
  • Se o negócio foi fechado
  • Se a venda não foi concretizada

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