Negociação Infalível – Principais técnicas, etapas e tipos

 

negociação

Negociar é algo extramente corriqueiro para qualquer pessoa. É inevitável que a todo momento, pessoas com diferentes necessidades e objetivos necessitem chegar em um consenso. Sem negociação os  conflitos e opiniões contrárias que surgem podem levar a discussão e ressentimento resultando em uma ou ambas pessoas ou grupos que negociam saindo insatisfeitos. Sem acordos. A arte de negociar de forma estratégica é fundamental para ter sucesso, sobretudo no mundo dos negócios.

Por isso, pode-se seguir uma estrutura estratégica para aumentar suas chances em de sair satisfeito em uma negociação. Confira algumas dicastécnicas de negociação.

 

Se preparando para a negociação

Antes de entrar em uma negociação é indispensável uma preparação. De nada ter as habilidades para negociar bem se você não tem as informações necessárias. Por mais superficial que seja, é fundamental que você busque informações sobre o que vai ser negociado e sobre a pessoa ou grupo com quem se negocia. Obter informações dos concorrentes e de outros mercados podem fazer grande diferença. Você pode levar números ou dados anotados, sem problemas. Nas negociações, a informação é muitas vezes sinônimo de poder.

 

Técnica inicial: Comece de forma discreta

Jamais comece uma negociação apresentando seus argumentos. Apresente-se e dedique parte do seu tempo para conhecer melhor as pessoas com que se negocia, como eles trabalham e como eles agem. Esses minutos iniciais muitas vezes podem fornecer informações valiosas sobre os interesses da outra parte. Isso certamente será muito útil para você mais a adiante.

Tipos de Negociação

Existem diferentes tipos de negociação. Mas segundo os maiores especialistas na área o mais eficaz e que gera maiores resultados são as negociações do tipo “ganha-ganha”, onde o negociador busca um acordo onde ambas as partes saiam satisfeitas. Esse tipo gera relacionamentos a mais longo prazo e, assim, acaba envolvendo maiores valores, até mesmo no curto prazo.

A negociação pode ocorrer no âmbito de vendas, compras, dívidas, acordos profissionais ou pessoais.

 

Busque aprovação social

Se a pessoa com quem você negocia não “vai com sua cara”, você já perder muitos pontos na sua negociação. Acredite… acordos milionários não são fechados por motivos simplesmente pessoais. Lembre-se que você está negociando com pessoas e não empresas, muito embora elas representem umas as outras.

É por isso que é muito comum experts em negociação utilizarem técnicas avançadas como o rapport, para gerar uma empatia maior com a pessoa com que negocia. Basicamente, rappport é uma técnica conhecida como “espelhamento” onde você adéqua seu tom de voz, energia/afobação, modo de falar e de gesticular, muito parecido com os modos da pessoa com quem se negocia. Isso tudo gera uma proximidade inconsciente e faz com que a pessoa passe a ver uma semelhança entre você e ela.

Isso acontece porque pessoas agitadas preferem conversas com pessoas agitadas, assim como pessoas que não falam gírias e palavrões, negociam melhor com pessoas que também seguem essa linha.

Leia Também: Rapport: A Técnica Mais Avançada de Vendas (Revelada)

 

Utilize técnicas de Persuasão na hora de Negociar

Clique aqui e veja o e-book (livro digital) “Códigos da Persuasão” de Edson de Oliveira

.

Os melhores negociadores do mundo possuem algo em comum: conhecem a fundo as armas da persuasão. Por isso, durante uma negociação, se você conhecer todas as táticas de persuasão e, mais do que, domina-las você sempre estará um passo a frente na sua vida profissional.

Caso queira se tornar uma pessoa altamente persuasiva, recomendo que você clique aqui e veja isso.

 

 

Leia Também:

Como ser um bom vendedor em 5 Passos (Comprovados)

6 Técnicas de Negociação Indispensáveis para o Sucesso

Como Vender Mais Utilizando uma Técnica Simples (Infalível)